Autor:
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Luiz Otávio De Santi
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Editora:
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Cone Sul
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Páginas: | 97 | | Temas: | Ensaios, Lingüística, Estética e Semiologia | | ISBN: | 8585898755 | |
O cineasta De Santi analisa o filme "Sermões - a história de Antônio Vieira", de Júlio Bressane, percorrendo o processo de transformação intersemiótica utilizada. O grande mérito é conseguir demonstrar como Bressane consegue realizar o seu metacinema através da releitura da obra e vida do famoso pregador português resultando num filme biográfico não convencional que ressalta aquilo considerado pelo autor do livro como o "signo Vieira". O ensaio foi premiado pelo IV Festival Universitário de Literatura promovido pela Xerox e pela revista Livro Aberto e é impresso em papel reciclável. (Sinopse: Hugo Harris)
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TRECHOS SELECIONADOS: ... Qualquer esforço de comparação que tente traçar uma correspondência 'objetiva', por exemplo, entre um filme e um conto de acordo com o grau de fidelidade alcançado ou não pelo cineasta, assume totalmente o risco de desconsiderar as particularidades de cada uma das linguagens e as respectivas variedades de formatos, gêneros e estilos... (pág. 20) ... ... Sermões-filme não faz transformações técnicas nem surpresas metodológicas em relação aos filmes que o precederam ou o sucederam; saiu do mesmo forno que firmou todos os demais. Mas ele pode representar, na filmografia do autor, um passo radical dentro do ensaio cinematográfico, um mais profundo e poético mergulho no cinema. (pág. 36) ... Sermões procura inventar e operar pelo trabalho dramatúrgico projetando na tela um jogo de relações entre as linguagens, como se os agentes dessa mobilização fossem os protagonistas. (pág. 41) ... Biografia, biografemas, circularidade, 'Vênus inacessível', ator e diretor olhando para a câmera. O discurso torna Vieira invisível e fala da dificuldade de biografá-lo e de traduzi-lo. Como quem diz: vale mais a pena uma ilustração criativa de um personagem do que uma documentação que alimente o mito. (pág. 59) ... O tempo é transformado em espaço de película na medida em que sobra e corre a matéria, e os fotogramas se acumulam diante de uma montagem que extrapola seus limites ... (pág. 74) ... A tendência ao multigênero e à incorporação de elementos externos na própria escritura inscreve os Sermões cinematográfico no contexto das obras e dos artistas que buscam com a auto-reflexão e com o experimentalismo crítico uma forma de construção de linguagem. (pág. 89)
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