Sinopse: | Filmado em Mini-DV durante um dia do mês de agosto, o vídeo MÃE DE LESBOS é um documentário de cinco minutos que sintetiza um pouco da militância de Walkiria Rosário. Taróloga, assistente social aposentada, Walkiria é uma presença constante nas paradas e movimentos pró-direito dos gays de cidades como Campinas, São Paulo e Salvador. Saindo na rua e distribuindo corações de papel, Walkiria numa atitude revolucionária faz o abordado refletir a sua relação com os gays. Com sua comunicação direta e um grande coração de papel no peito escrito ''mãe de lésbica'', ela pergunta e questiona os transeuntes.
O documentário também conta com a participação da estilista Leni Simão. Independente, separada, Leni tem duas filhas. Com opiniões como o ''desejo frustrado por não ter tido uma filha lésbica'', Leni discuti o papel do feminino, dependente e subordinado ao masculino, e de como sempre se sentiu o ''filho homem'' de sua mãe.
Além das entrevistas, o documentário é pontuado por atuações de Walkiria e Leni nas ruas de Salvador e encontros onde dramatizam situações em cima de um palco. Entre as cenas criadas está um parto onde Walkiria pari uma bonequinha, o desejo de uma filha lésbica para Leni, mas acima de tudo, um ideal de mundo sobre humano e sem classificações.
Nas ruas, Walkiria encontra figuras como um pastor evangélico que com um megafone fálico tenta conquistar fiéis. Mas ao som da trilha sonora de um blues, sua preocupação é encontrar aqueles que assumem parentesco e relações com um gay sem ver nisso algum problema. Em uma parte da entrevista, em tom de denúncia, Walkiria questiona a legitimidade dos Hemocentros em não aceitarem sangue de um doador homossexual. O documentário de 5 minutos ainda mostra como esta mãe de lésbica assumida enfrenta as opiniões homofóbicas de alguns setores da sociedade e de como é aceita nas ruas pelos gays. |