Sinopse: | Desde a década de 20, do século passado, a história registra a permanente presença dos comunistas nos debates sobre os caminhos da sociedade brasileira. Considerados interlocutoes séios e influentes, ou simplesmente um mal a ser exptipados, os comunistas tornaram-se uma questão ncional e sua presença livre e aberta na vida política do país foi quase sempre proibida ao longo da história.
PCB - Um documentário e 16mm, em cores, com 22 minutos - não pretende mais que realizar, através do recurso à técnica cinematográfica, aquilo que uma série de publicações fazem ultimamente: suscitar o debate e a reflexão sobre a inserção dos comunistas na vida política brasileira. Além disso, espera contribuir, de modo igualmente modesto, para a preservação, com registros, a 24 quadros por segundo, de fatos e personalidades marcantes desse cenário.
Para viabilizae o exame de tema tao complexo e controvertido, nos limites de um média metragem, o trabalho tem como principal subsídio entrevistas com personalidades, nas quais buscou-se a maior abrangência possível das questões e não o tratamento aprofundado e conclusivo. |